fbpx

Vai para Nova York? Descubra como é o clima na cidade

Como é o clima em Nova York? Para explicá-lo melhor, é importante mencionar as características da cidade. Assim, é possível determinar quais as épocas mais quentes e frias do ano.

O estado norte-americano onde a cidade se localiza, que tem o mesmo nome, tem o Lago Erie ao seu oeste e o Oceano Atlântico ao seu sudeste. Ainda faz divisa com Nova Jersey ao sul e com Connecticut ao leste. Ao norte, se situa o sul do Canadá.

Apesar de ser uma cidade populosa, com quase 20 milhões de habitantes, Nova York tem áreas verdes, concentradas nos parques. Esse fator também pode influenciar nas temperaturas ao longo do ano.

A seguir, saiba como é o clima em Nova York e planeje a melhor época para a sua viagem.

clima nova york
Man Walking by Empire State Building

Como é o clima em Nova York?

Neste tópico, serão detalhadas todas as variações de temperatura, de acordo com as estações do ano. Vale lembrar que a amplitude térmica (variação) é grande em Nova York. Isso significa que seus verões são quentes e os invernos, rigorosos.

Além de saber sobre o clima, você também terá um guia sobre como se vestir em cada época, o que comer e quais os passeios mais adequados para cada estação. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a viagem e evitar transtornos, como passar mal em função do calor ou do frio.

Verão

A estação começa em junho e termina em setembro em Nova York, assim como em todo o hemisfério norte. As temperaturas são altas e podem ultrapassar os 30 graus Célsius.

Para quem vai passar horas sob o sol, um item fundamental é o protetor solar. Pessoas de todas as idades não podem deixar de usá-lo.

Quanto à alimentação, refeições leves são as mais adequadas, principalmente se houver um passeio programado para depois do almoço ou café da manhã. Ingerir líquidos também é uma boa dica para os dias quentes. Andar sempre com uma garrafa de água ou parar em algum lugar para comprar também é imprescindível.

Em relação às roupas, evidentemente, as mais leves são as mais adequadas. Cores claras não retêm tanto o calor. Algumas peças merecem uma atenção especial, como os chinelos. Ainda que sejam mais refrescantes, não são os calçados mais confortáveis para caminhadas longas.

clima nova york
As roupas leves são as mais adequadas para passear ou se exercitar no verão novaiorquino. Foto: Free-Photos

Os shorts podem ser usados, mas alguns restaurantes não permitem que clientes entrem vestindo tais peças. Logo, para que não haja transtornos, se o programa incluir um restaurante, é conveniente se informar a respeito de restrições.

O topo de um prédio costuma ser mais frio. Especialmente nas primeiras horas da manhã e a partir do final da tarde, usar algo de tecido fino e mangas compridas pode espantar o frio leve. Alguns lugares também podem estar com o ar condicionado no máximo.

Os passeios, claro, devem ser apropriados para as altas temperaturas. Andar de caiaque, lancha ou jet ski são ótimas alternativas. Em Coney Island, no Brooklyn, a praia e a caminhada no calçadão são obrigatórios para os visitantes. O parque de diversões e os festivais de música também agitam o verão.

Outono

Começa com o fim do verão, em setembro, e vai até dezembro. Tem temperaturas agradáveis e não tão quentes como no verão.

O modo de se vestir já deve levar em consideração a possibilidade de o frio aparecer, ainda que levemente. Um casaco ou roupas de moletom são ótimos para as noites. Já durante o dia pode fazer calor, portanto as roupas do verão ainda podem ser bem aproveitadas.

A alimentação pode ser semelhante à do inverno. Para espantar uma possibilidade de baixa temperatura à noite, uma bebida quente, como um chocolate, é uma opção deliciosa e adequada.

clima nova york
Durante as tardes de outono, o clima em Nova York é bem semelhante ao verão. Foto: Wallula

É importante lembrar que as chuvas aumentam no outono e isso interfere diretamente nos passeios. Mesmo assim, ainda dá para curtir o Central Park, que costuma ficar ainda mais bonito nessa época do ano, ou a área externa de um bar.

Inverno

clima nova york
Janeiro e fevereiro são os meses mais frios na cidade. Foto: Skeeze

De dezembro a março, o clima em Nova York se transforma e fica literalmente gelado. No início da estação, ainda não há temperaturas tão baixas e não chega a nevar na cidade, ao contrário do que é mostrado nos filmes.

Janeiro e fevereiro são os meses com frio mais intenso e aí sim a neve se torna mais comum.

Todas as peças e acessórios de inverno podem ser usados, como casacos grossos, meias, botas específicas, luvas e gorros. Se vestir em camadas ajuda bastante a espantar o frio, com calças e blusas em dobro.

Lojas e outros lugares podem estar com o aquecedor ligado, o que pode provocar calor. Ao visitar em locais internos e externos em uma mesmo dia, você provavelmente vai sentir a necessidade de tirar e recolocar algumas peças.

Quanto à alimentação, bebidas quentes, carne vermelha e vegetais são boas pedidas.

Nos dias mais frios, quando a temperatura fica abaixo de zero, misturar atividades internas com externas garante um bom aproveitamento da viagem. Afinal, o clima em Nova York não pode ser empecilho para um bom divertimento.

Musicais na Broadway e jogos no Madison Square Garden, que é coberto, são excelentes.

Primavera

De março até junho, a estação é a que mais gera dúvidas em relação ao que vestir, pois, ao passo que ainda há alguns efeitos do inverno, com o passar dos dias as temperaturas aumentam.

clima nova york
Na primavera, os parques ficam mais bonitos e floridos. Foto: Pixabay

Casacos devem ser colocados na mala, bem como calças. Guarda-chuvas também são utilizados.

Passeios a parques e jardins botânicos são ótimos nessa época do ano, quando todos os ambientes começam a ficar mais floridos. Andar de bicicleta no Central Park ajuda a espantar o frio e apreciar a bela paisagem. Os jogos de beisebol são excelentes para toda a família.

A alimentação pode ser variada, tanto nos itens quanto nutrientes. Comidas frescas, como saladas, frutas e vegetais, são adequados para o clima em Nova York nessa época do ano.

Ao longo deste texto, você teve informações sobre como é o clima em Nova York. Para saber mais sobre a cidade, não deixe de conferir outros textos e o conteúdo que é publicado regularmente no site. Entre em contato através dos canais disponíveis para mais esclarecimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
EnglishPortugueseSpanish